terça-feira, abril 28, 2009

Abertura do Cine-PE

Por Leo Leite
O dia que muitos cinéfilos esperavam finalmente chegou. Foi a primeira noite de exibição do Cine-PE, Festival do audiovisual. Alguns atrasos marcaram a noite e o teatro não teve lotação completa. Excepcionalmente esse ano, não havia pessoas sentadas nas escadas. Como não é de costume, a noite já começou com a exibição de um curta, era a animação Ilha, estória criativa e bem iluminada em 3D. Logo em seguida, foi exibido o curta digital Manual para se defender de alienígenas, zumbis e ninjas, de André Moraes. Contando com a presença de astros do cinema como Lucio Mauro Filho e Rodrigo Santoro, o filme arrancou boas gargalhadas do público, contando uma estória de ficção cientifica trash. A trama é “amarrada” com muita criatividade e só deixa a desejar na qualidade do som em algumas, poucas, cenas. Encerrando a mostra digital, foi a vez do filme O troco. É a estória de um casal que decide dar a uma atendente de telemarketing um pouco do seu próprio remédio. A exibição foi recheada de muitos aplausos em determinadas atitudes dos personagens e calorosas risadas na maior parte do tempo.

Em seguida, deu-se inicio a exibição dos curtas em 35mm. O primeiro foi o já conhecido Menino aranha, documentário, de fotografia invejável, que conta a vida de um menino de rua que escalava prédios para roubar. Assim que acabou, foi apresentado o filme Ana Beatriz, uma proposta inovadora que conta, em um tipo de stop motion, duas estórias paralelas: uma narrada em áudio e outra em imagens, que se confunde dando origem ao ponto chave da trama. Para finalizar a mostra de 35mm, um filme com o consagrado Wagner Moura: Blackout, ficção de 10 minutos sobre dois homens de negócios que ficam presos numa sala com uma bomba. O curta também levou o teatro Guararapes a rir em uníssono.

Por algum motivo, a abertura do festival só ocorreu mesmo depois das mostras dos curtas. Foi exibido um vídeo institucional sobre a orquestra cidadã dos meninos do coque. Em seguida, a apresentação musical que deixou muita gente encantada com o talento dos meninos. Um dos acontecimentos mais marcantes foi a descida do palco de um garotos que passeou pela platéia tocando seu violino.

Na sequência, quem adentrou o palco foi o convidado mais esperado do ano, Constantin Costa Gavras, importante cineasta grego naturalizado francês. Antes da chegada ilustre, foi exibido um vídeotape com trechos dos filmes do diretor e algumas sonoras de figuras importantes do cinema deixando suas homenagens. Assim, Costa Gavras adentrou o palco sendo recebido de pé pelos presentes ao som de muitos aplausos. Depois de seu brilhante discurso, foi dado inicio à exibição do seu novo longa Eden À L’Ouest, que deixou todo mundo fascinado pela beleza da narrativa, contando a estória de Elias, um imigrante ilegal que chega à Europa. O que mais precisaria para encerrar essa noite de homenagens da melhor forma possível? Nada!